Taiwan condena China por ações militares ao redor do país

O Ministério da Defesa de Taiwan detectou 14 navios da Guarda Costeira da China, além de 89 aeronaves e drones

Helicóptero militar

A China mobilizou tropas, navios de guerra, caças e artilharia ao redor de Taiwan, que condenou as ações nesta segunda-feira (29). A informação é da Reuters.

“O Exército de Libertação do Povo Chinês, conduzindo exercícios militares direcionados em todo o nosso país, não só mina brutalmente o atual estado de segurança e estabilidade no Estreito de Taiwan e na região Indo-Pacífico, mas também é um desafio aberto ao direito internacional e à ordem internacional”, disse em vídeo o porta-voz do Gabinete Presidencial de Taiwan, Karen Kuo.

O Ministério da Defesa de Taiwan detectou 14 navios da Guarda Costeira da China, além de 89 aeronaves e drones. Desses, 67 teriam entrado na área de resposta de Taiwan. Os exercícios, segundo o governo, podem afetar voos e navios comerciais.

Leia também

Tropas da linha de frente de Taiwan foram autorizadas a responder de acordo com as condições de ameaça.

Essa é a sexta rodada de exercícios de guerra chineses desde que Nancy Pelosi visitou Taiwan em 2022, enquanto era presidente da Câmara dos EUA. Pequim também intensificou suas reivindicações territoriais após a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, sugerir que um eventual ataque chinês a Taiwan poderia desencadear uma resposta militar japonesa.

Vale lembrar que, há poucos dias, os EUA anunciaram um pacote de 11 bilhões de dólares em armas para Taiwan.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...