O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump se reunirão nesta segunda-feira (29) na Flórida, a fim de discutir novamente o futuro de Gaza.
O encontro ocorrerá na casa de Trump em Mar-a-Lago, em meio a uma pressão dos EUA para avançar à próxima etapa do plano de trégua em Gaza. Funcionários da Casa Branca temem que Israel e o Hamas estejam adiando a segunda fase do acordo.
Quem solicitou a reunião foi Netanyahu, que estaria ansioso para anunciar antes de janeiro um novo governo tecnocrático palestino para Gaza e a mobilização de uma força de estabilização.
A reunião deve ocorrer por volta das 13h do horário local, sendo 15h em Brasília.
Netanyahu diz que Trump é o ‘maior amigo de Israel’ após libertação dos últimos reféns do Hamas Cessar-fogo em Gaza: Netanyahu prevê 2ª fase do acordo ‘muito em breve’
O premiê israelense pretende abordar a segunda fase do acordo em Gaza, que prevê o desarmamento do Hamas e a desmilitarização de Gaza. Ele também tentará abordar o Irã, pressionando os EUA por mais ataques contra o programa nuclear de Teerã.
Segundo a porta-voz do governo de Israel, Shosh Bedrosian, o Irã representa perigo não só para o Oriente Médio, mas também para os EUA.
Vale lembrar que o fim de semana foi de muita diplomacia nos Estados Unidos, com
*Com AFP