Ouvindo...

Quem é Melissa Hortman, deputada dos EUA morta em crime que pode ter motivação política

Casal foi executado em casa; segundo ataque mirou outro político democrata do estado

Melissa Hortman, deputada dos EUA morta em crime

A deputada estadual Melissa Hortman, uma das principais lideranças do Partido Democrata (DFL) em Minnesota, foi morta a tiros na manhã deste sábado (14) dentro de sua residência em Brooklyn Park. O marido dela, Mark Hortman, também foi baleado no ataque. As informações são da Hindustan Times.

De acordo com o portal, Hortman representava o Distrito 34B, na região metropolitana de Twin Cities, e teve uma carreira política marcada por sua atuação na defesa do meio ambiente, energia limpa, infraestrutura e educação. Ela presidiu a Câmara dos Representantes de Minnesota entre 2019 e 2025 e, atualmente, ocupava o cargo de líder do DFL, conforme registros da Biblioteca Legislativa do estado.

Trajetória política e acadêmica

Nascida em 27 de maio de 1970, em Fridley, Minnesota, Melissa Hortman cresceu no Condado de Anoka. Formou-se na Blaine High School em 1988 e, posteriormente, graduou-se magna cum laude em Ciências Políticas e Filosofia pela Universidade de Boston. Em 2018, concluiu um mestrado em administração pública na prestigiada Escola de Governo John F. Kennedy, da Universidade de Harvard.

Leia também

Desde 2004, quando ingressou na vida política, Hortman foi uma defensora de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, tendo também exercido a advocacia e participado de diversos comitês legislativos.

Melissa Hortman vivia em Brooklyn Park com o marido, Mark, com quem teve dois filhos: Colin e Sophie.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.