Ouvindo...

Caso Melissa Hortman: polícia localiza veículo de suspeito de ataques a legisladores dos EUA

Autoridades dos EUA intensificam buscas por foragido que matou deputada Melissa Hortman e seu marido, e feriu o senador John Hoffman e a esposa

Melissa Hortman, deputada dos EUA morta em crime

As autoridades dos Estados Unidos localizaram, neste domingo (15), um veículo relacionado ao suspeito de matar a deputada estadual Melissa Hortman e o marido dela, Mark Hortman, além de balear o senador John Hoffman e sua esposa, em Minnesota. O carro foi encontrado em uma área rural, a cerca de 90 minutos de Minneapolis, e a polícia segue com as buscas na região.

O FBI oferece uma recompensa de até 50 mil dólares (cerca de R$ 278 mil) por informações que levem à captura de Vance Boelter, de 57 anos. Ele é considerado armado e perigoso.

Segundo a polícia, Boelter foi visto pela última vez na manhã desse último sábado (14), usando um chapéu de caubói claro e um uniforme similar ao da polícia, além de uma máscara de látex. Ele teria tocado a campainha das casas das vítimas antes de cometer os crimes.

David Carlson, colega de quarto de Boelter, disse à emissora KARE que recebeu uma mensagem de texto do suspeito antes dos ataques: “Disse que ia sumir por um tempo e que talvez morresse em breve”.

Sobre os casos

A deputada Melissa Hortman, que era ex-presidente da Câmara de Minnesota e atual líder da bancada democrata, foi assassinada a tiros dentro de sua residência junto ao seu marido Mark Hortman. O senador John Hoffman e sua esposa foram baleados em casa, mas sobreviveram.

Após o ataque, o suspeito trocou tiros com a polícia e fugiu a pé. Dentro de seu carro, foram encontrados um manifesto, cujo conteúdo não foi divulgado, e uma lista de possíveis alvos, incluindo políticos e clínicas de aborto.

‘Possível vinculo com aborto’

A senadora democrata Amy Klobuchar afirmou à NBC que havia uma “ligação com o aborto” entre os alvos listados no material encontrado com o suspeito. “Precisamos reduzir a tensão política”, completou em entrevista à CNN.

O governador de Minnesota, Tim Walz, confirmou a morte de Hortman e classificou o crime como “um ato de violência política seletiva”. Ele ordenou o hasteamento das bandeiras a meio mastro em todo o estado.

Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, lamentou o crime, mas aproveitou para criticar o governador democrata: “Acho que ele é um governador muito ruim, alguém completamente incompetente. Mas poderia ligar para ele, assim como poderia ligar para outras pessoas”.

O senador republicano Rand Paul também se manifestou: “Nada nos une mais do que o luto por outro político, seja ele democrata ou republicano”, disse à NBC.

* Com informações da AFP
* Sob supervisão de Marina Borges

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas