Ouvindo...

No dia da Independência, Ucrânia lança drones e provoca incêndio em usina nuclear russa

As chamas, no entanto, não deixou feridos e, segundo a imprensa da usina, foi controlado rapidamente

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Neste domingo (24), durante as comemorações do Dia da Independência, a Ucrânia lançou uma série de ataques com drones contra o território russo. Segundo autoridades da Rússia, a ofensiva provocou um incêndio em uma usina nuclear e em um terminal petrolífero.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, um total de 95 drones ucranianos foi destruído durante a madrugada, em 13 regiões, incluindo Leningrado e Samara, assim como na Península da Crimeia.

O incêndio não deixou feridos e foi prontamente extinto, informou o serviço de imprensa da usina. Os níveis de radiação no local e na área circundante também não ultrapassaram os limites permitidos.

Segundo a Rosaviatsia, autoridade de aviação civil da Rússia, diversos voos foram adiados durante a noite por conta dos ataques.

Leia também

Os drones também atingiram uma empresa industrial na cidade de Syzran, no sul da Rússia, segundo informações do governador de Samara, Vyacheslav Fedorishchev. No entanto, ele não informou quais foram os alvos nem qual foi o dano causado.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) tem reiterado alertas sobre os riscos de combates próximos a usinas nucleares desde o início da invasão russa em larga escala, em fevereiro de 2022.

Atualmente, a Rússia controla cerca de um quinto do território ucraniano, incluindo a Crimeia, anexada em 2014. O conflito já forçou milhões a deixarem suas casas e devastou cidades e vilarejos no leste e no sul do país.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.