Meta começa a remover menores de 16 anos das redes sociais na Austrália

Medida cumpre nova lei que obriga plataformas a bloquear usuários abaixo dessa idade, a partir de 10 de dezembro

Austrália aprovou uma lei, que entrará em vigor no próximo dia 10, para obrigar as plataformas Facebook, TikTok e YouTube a remover e bloquear menores de 16 anos

A Meta anunciou nesta quinta-feira (4) que começou a excluir contas de usuários australianos menores de 16 anos no Instagram, Threads e Facebook. A ação antecede a remoção completa desses perfis, prevista para ocorrer em 10 de dezembro.

A mudança acontece por causa de uma nova lei aprovada na Austrália. A regra determina que plataformas como Facebook, TikTok e YouTube removam e bloqueiem menores de 16 anos. As empresas que não adotarem “medidas razoáveis” para cumprir a lei poderão receber multas de até US$ 32 milhões.

Segundo a Meta, o trabalho de retirada desses usuários já está em andamento.

A empresa informou que esses adolescentes poderão baixar e salvar todo o histórico das contas removidas. O porta-voz explicou ainda que os jovens serão avisados de que, ao completarem 16 anos, poderão recuperar o acesso às plataformas e terão todo o conteúdo restaurado.

A Meta disse que vai cumprir integralmente a lei australiana. Porém, defendeu que a responsabilidade pela verificação de idade deve ser das lojas de aplicativos, e não apenas das plataformas de redes sociais.

Com agência AFP
(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...