A mãe de Carlo Acutis, 1° santo millennial, Antonia Salzano, esteve presente na
Conhecido como padroeiro da Internet, Carlo Acutis foi beatificado em 2020, após o reconhecimento de
No dia da canonização do filho, a mãe do santo relembrou o caminho percorrido ao longo dos últimos anos, que culminaram na cerimônia. Em entrevista à Rádio Vaticano, Antonia Salzano, descreveu Carlo Acutis como uma ponte para chegar até Jesus.
“Gostaria também de poder seguir esse caminho de santificação. Mas gostaria que todos os devotos de Carlo também recebessem essa graça. Ele serve como uma ponte, uma ponte para chegar a Jesus”, definiu a mãe do santo millennial.
Antonia Salzano ainda destacou que a cerimônia de canonização é o ápice de um caminho que durou muitos anos. Ela contou que, durante o período que precedeu a oficialização da santidade de Carlo Acutis, muitas informações sobre surpresas envolvendo o santo millennial foram recebidas.
“Todos os dias recebemos notícias de milagres e conversões. Portanto, os fiéis certamente ficarão contentes. Estou emocionada, mas também calma, serena, porque esta canonização terá os efeitos que todos os fiéis esperavam”, reforçou.
Com carinho, a mãe de Carlos Acutis também lembrou de momentos marcantes envolvendo o filho. Antonia destacou, principalmente, o trabalho incansável exercido pelo santo em vida.
“Eu me lembro dele trabalhando quando eu estava de férias até às duas ou três da manhã, e minha mãe, que dormia com ele, dizia: “Mas, Carlo, deixe a Igreja fazer essas coisas!”. Mas ele passava todos os verões organizando as coisas. Ele fazia questão de que as pessoas entendessem a importância da Eucaristia. Certamente, a lembrança mais querida que tenho de Carlo é essa generosidade, esse amor pelos outros e, acima de tudo, por Deus”, relembrou.
Primeiro santo millennial
Nascido em Londres e criado em Milão, Carlo se tornou católico ainda criança. Devoto da Virgem Maria, a rotina de Acutis incluía missas, o Rosário e momentos de adoração eucarística.
Conhecido como “padroeiro da internet”, Carlo Acutis ficou conhecido por usar seu conhecimento em computação para evangelizar online. Ele criou sites para divulgar a fé católica e passou a inspirar jovens dentro da Igreja.
O jovem se destacou ainda pelo conhecimento em informática, considerado acima da média para a idade. O londrino morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. A data coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Milagres de Acutis
A beatificação de Carlo, em 2020, aconteceu depois que uma
O segundo milagre atribuído a Acutis ocorreu na Itália e estava relacionado a uma jovem costa-riquenha Valeria Valverde, de 21 anos. Valverde entrou em coma após um acidente de bicicleta em Florença.
A mãe da jovem foi até Assis, onde está o túmulo do padroeiro da Internet. No local, ela rezou pela recuperação da filha e deixou um bilhete. No mesmo dia, Valverde começou a respirar sozinha e, no dia seguinte, voltou a mexer os braços e falar parcialmente.
(Sob supervisão de Bruno Furtado)