Ouvindo...

Líder da Palestina discursa por videoconferência na Assembleia Geral da ONU

Mahmoud Abbas participa on-line porque teve seu visto negado pelos Estados Unidos, assim como sua comitiva

Mahmoud Abbas, Presidente do Estado da Palestina, discursa no debate geral da Assembleia Geral da ONU em 2024

O líder da Palestina, Mahmoud Abbas, discursa por videoconferência nesta quinta-feira (25) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em meio ao reconhecimento do Estado palestino por parte de vários países europeus.

Mahmoud Abbas participa on-line porque teve seu visto negado pelos Estados Unidos. Ele falará três dias após a França liderar uma cúpula especial de reconhecimento da Palestina.

Já o governo do presidente Donald Trump, dos EUA, rejeitou categoricamente a ideia de um Estado palestino e impediu a comissão palestina de viajar para Nova York no encontro dos principais líderes mundiais.

A Assembleia Geral, porém, votou por ampla maioria para permitir que Abbas falasse por vídeo.

Leia também

Outro líder do país, Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), em 1988, foi proibido de ir a Nova York para uma sessão especial da Assembleia Geral da ONU, que acabou sendo organizada em Genebra.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, insistiu que não permitirá um Estado palestino, e membros do gabinete dele ameaçaram anexar a Cisjordânia, em uma tentativa de eliminar qualquer perspectiva de independência. Ele discursará na Assembleia nesta sexta (26).

Em um discurso na segunda-feira (22), Abbas condenou o ataque de 7 de outubro do Hamas em Israel, que causou a morte de 1.219 pessoas, a maioria civis. Ele pediu, ainda, que o Hamas entre as armas à Autoridade Palestina.

*Com AFP

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.