Ouvindo...

Itália aprova projeto bilionário que visa construir ponte suspensa mais longa do mundo

A construção custará 13,5 bilhões de euros (R$ 86 bilhões, na cotação atual); moradores do local não aprovam a construção

Ponte ligará Estreito de Messina à Itália continental.

Foi aprovado nesta quarta-feira (6) o projeto que visa construir a ponte suspensa mais longa do mundo, que conectará a ilha da Sicília ao continente. A construção custará 13,5 bilhões de euros (R$ 86 bilhões, na cotação atual), anunciou um porta-voz.

A ponte foi projetada com dois cabos gêmeos tensionados entre duas torres de 400m de altura, com um vão suspenso de 3,3 mil metros. A obra baterá um recorde mundial.

“Será a ponte suspensa mais longa do mundo. Uma infraestrutura desse tipo representa um acelerador do desenvolvimento”, disse o vice-primeiro-ministro e ministro das Infraestruturas, Matteo Salvini, citado pelo porta-voz.

A obra está prevista para ser concluída em 2032. Segundo o governo, ela será capaz de resistir a ventos fortes e terremotos na região, que está na interseção de duas placas tectônicas.

Leia também

Protestos

A obra não agradou aos moradores da região devido ao seu impacto ambiental e também o alto custo. Os críticos do projeto argumentam que o dinheiro seria melhor se fosse destinado a outras áreas.

Outras pessoas contrárias à construção dizem que ela nunca será realizada, assim como outras obras públicas italianas que foram anunciadas, receberam financiamento e nunca foram concluídas.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.