Israel proíbe atividades não essenciais após ataque dos EUA a instalações nucleares no Irã

A medida foi tomada horas depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar um “ataque bem-sucedido” contra as instalações nucleares

As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram, na noite deste sábado (horário local), novas restrições no país após o bombardeio dos Estados Unidos a três instalações nucleares no Irã.

Com aprovação do ministro da Defesa, Israel Katz, e após avaliação de segurança, o país entra em regime de “atividade essencial”, o que significa a suspensão de aulas, eventos e atividades comerciais, exceto para setores essenciais.

As orientações foram divulgadas pelo Comando da Frente Interna, que reforça que a população deve acompanhar as atualizações pelos canais oficiais, no Portal Nacional de Emergência e no aplicativo do Comando.

A medida foi tomada horas depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar um “ataque bem-sucedido” contra as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan, no Irã.

O ataque

Os Estados Unidos atacaram o Irã na noite deste sábado (21) e entraram oficialmente ao lado de Israel na guerra contra o país persa. O presidente Donald Trump havia relutado, na última semana, em confirmar um eventual embarque no conflito, mas divulgou, no fim da noite, que o país realizou “ataques bem-sucedidos” contra três instalações nucleares do Irã.

Um dos alvos foi a usina subterrânea de enriquecimento de urânio em Fordow, segundo Trump. “Concluímos nossos ataques muito bem-sucedidos contra três instalações nucleares do Irã, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan”, disse Trump em uma publicação em sua plataforma Truth Social.

“Uma carga total de BOMBAS foi lançada no alvo principal, Fordow”, acrescentou, ao assinalar que os aviões americanos já estavam fora do espaço aéreo iraniano e a caminho de casa.

Leia também

* Com informações de Estadão Conteúdo.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...