Imigrantes presos nos EUA serão
Até agora, os imigrantes em situação irregular podiam solicitar uma audiência de fiança perante um juiz de imigração. No entanto, conforme a nova medida, isso estará proibido, salvo algumas exceções.
As informações são de um memorando datado de 8 de julho e assinado pelo diretor interino do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE), Todd Lyons, divulgadas pelo Washington Post.
O documento determina que os imigrantes permaneçam detidos durante todo o processo de deportação e acompanha a nova decisão do Congresso americano em destinar 45 bilhões de dólares (cerca de R$ 250 bilhões) ao ICE durante quatro anos para aumentar a capacidade de detenção.
Em resposta, organizações de defesa dos direitos humanos, como a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), defendem que os imigrantes possam apresentar provas e expor argumentos diante de um juiz de imigração para serem libertados enquanto a Justiça resolve seus casos.
Ainda assim, parte dos republicanos defende a negação automática da liberdade sob fiança e consideram que a medida é adequada para desestimular a imigração ilegal.
Política anti-imigração de Trump
Durante a campanha à Casa Branca,
Além disso, o presidente norte-americano anunciou o envio de pelo menos 1.500 militares à região e aplicou uma política migratória de linha dura.
Em contrapartida, segundo a AFP, uma pesquisa publicada na última sexta-feira (11) pela Gallup mostra uma nova recepção por parte dos americanos aos imigrantes.
A pesquisa aponta que a proporção de americanos que deseja reduzir a imigração caiu de 55% em 2024 para 30%, acompanhada de um número recorde de 79% que considera a imigração positiva para o país, segundo a sondagem realizada de 2 a 26 de junho com 1.402 pessoas.