EUA dizem que Maduro foi capturado em ataque à Venezuela para julgamento no país americano

Secretário de Estado Marco Rubio afirma que presidente venezuelano foi levado por via aérea; ministro das Relações Exteriores da Venezuela pede reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU

EUA dizem que Maduro foi capturado em ataque à Venezuela para julgamento no país americano

Após Nicolás Maduro ter sido capturado durante um ataque dos Estados Unidos à Venezuela, na madrugada deste sábado (3), e levado para fora do país por via aérea, junto com sua esposa, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que Maduro foi preso para ser julgado em território americano.

“Ele me informou que Nicolás Maduro foi preso por agentes dos EUA para ser julgado por acusações criminais nos Estados Unidos, e que a ação que vimos esta noite foi empregada para proteger e defender aqueles que executavam o mandado de prisão”, publicou o senador de Utah, Mike Lee, em suas redes sociais.

Conforme a CBS News, o presidente venezuelano Nicolás Maduro foi capturado pela Força Delta do Exército dos EUA. A Delta Force é a principal unidade antiterrorista das forças armadas dos EUA.

Rubio ainda acrescentou que não prevê nenhum novo ataque contra a Venezuela após a captura de Nicolás Maduro.

Lee acrescenta que os ataques dos EUA foram “desdobrados para proteger e defender aqueles que executavam o mandado de prisão”. Anteriormente, Lee disse em uma postagem no X: “Aguardo com expectativa saber o que poderia justificar constitucionalmente essa ação na ausência de uma declaração de guerra ou autorização para o uso da força militar.”

A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, afirmou que o governo desconhece o paradeiro de Maduro e da primeira-dama Cilia Flores, acrescentando que o ataque dos EUA custou a vida de autoridades, militares e civis em todo o país.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, afirmou que o país solicitou uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas em resposta ao ataque dos Estados Unidos.

“Nenhum ataque covarde prevalecerá contra a força deste povo, que sairá vitorioso”, disse ele no Telegram, compartilhando a carta enviada à ONU.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...