Após Nicolás Maduro ter sido
“Ele me informou que Nicolás Maduro foi preso por agentes dos EUA para ser julgado por acusações criminais nos Estados Unidos, e que a ação que vimos esta noite foi empregada para proteger e defender aqueles que executavam o mandado de prisão”, publicou o senador de Utah, Mike Lee, em suas redes sociais.
Conforme a CBS News, o presidente venezuelano Nicolás Maduro foi capturado pela Força Delta do Exército dos EUA. A Delta Force é a principal unidade antiterrorista das forças armadas dos EUA.
Rubio ainda acrescentou que não prevê nenhum novo ataque contra a Venezuela após a captura de Nicolás Maduro.
EUA atacam a Venezuela e moradores relatam pânico durante explosões: ‘Achamos que eram fogos’ Espaço aéreo da Venezuela aparece deserto após ataque dos Estados Unidos
Lee acrescenta que os ataques dos EUA foram “desdobrados para proteger e defender aqueles que executavam o mandado de prisão”. Anteriormente, Lee disse em uma postagem no X: “Aguardo com expectativa saber o que poderia justificar constitucionalmente essa ação na ausência de uma declaração de guerra ou autorização para o uso da força militar.”
A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, afirmou que o governo desconhece o paradeiro de Maduro e da primeira-dama Cilia Flores, acrescentando que o ataque dos EUA custou a vida de autoridades, militares e civis em todo o país.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, afirmou que o país solicitou uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas em resposta ao ataque dos Estados Unidos.
“Nenhum ataque covarde prevalecerá contra a força deste povo, que sairá vitorioso”, disse ele no Telegram, compartilhando a carta enviada à ONU.