A companhia aérea japonesa ANA anunciou, planos para iniciar a operação de táxis aéreos elétricos no Japão a partir de 2027. O projeto será desenvolvido em parceria com a startup norte-americana Joby Aviation, com sede na Califórnia e foi anunciada nesta quinta-feira (7).
Conforme a companhia, ambas as empresas pretendem criar uma ‘joint venture’ para implantar mais de 100 aeronaves elétricas com capacidade para cinco ocupantes, entre eles um piloto e até quatro passageiros. Os carros voadores devem chegar a velocidades de até 320 km/h.
Segundo a ANA, os voos serão principalmente para conexões entre o centro de Tóquio e os aeroportos internacionais de Narita e Haneda. Hoje, esses trajetos levam mais de uma hora por carro ou trem. Com os veículos voadores, a empresa espera que o tempo de deslocamento serja de 15 minutos.
“Esses táxis voadores vão revolucionar a mobilidade aérea”, afirmou Koji Shibata, CEO da ANA, em um comunicado.
Voo teste está marcado para outubro de 2025
Ainda conforme a empresa, uma demonstração pública dos veículos está prevista para outubro deste ano, durante a Expo 2025, em Osaka. As aeronaves desenvolvidas pela Joby decolam verticalmente, como helicópteros, e depois assumem voo horizontal semelhante ao de aviões. A empresa ressalta também, que o modelo opera com impacto acústico mínimo e zero emissões de poluentes.
JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation, destacou o Japão como um ambiente ideal para o lançamento da tecnologia: “Um local onde a sabedoria antiga, o artesanato lendário e a ambição transcendente se encontram. Isso o torna uma plataforma extraordinária para redefinir o futuro da mobilidade aérea”, disse.