Ouvindo...

Cresce crise de saúde mental entre adolescentes com avanço descontrolado das redes sociais

De acordo com dados levantados em parceria com a Universidade Erasmus de Roterdã, cerca de uma em cada sete pessoas entre 10 e 19 anos convive com algum transtorno mental

A saúde mental de crianças e adolescentes no mundo enfrenta uma situação crítica, segundo relatório divulgado nessa quarta-feira (11) pela organização holandesa KidsRights. O estudo aponta a expansão das redes sociais como um dos principais agravantes. As informações são da AFP.

De acordo com dados levantados em parceria com a Universidade Erasmus de Roterdã, cerca de uma em cada sete pessoas entre 10 e 19 anos convive com algum transtorno mental.

Marc Dullaert, fundador e presidente da KidsRights, afirmou que os dados são um alerta urgente. Ele destacou que as redes sociais, ao priorizarem o engajamento sem garantias de segurança, contribuem diretamente para o agravamento da situação.

O relatório, conhecido como KidsRights Index, é produzido anualmente e avalia os esforços de 194 países na promoção e proteção dos direitos da criança.

Leia também: ‘Adolescência': especialistas analisam origens das agressões cometidas por crianças
‘Adolescência’: como o algoritmo atinge crianças e o que pode ser feito pelos pais

Leia também

A edição de 2025 identificou uma relação preocupante entre o uso excessivo das redes sociais e o comprometimento da saúde mental dos jovens. O relatório também aponta indícios de que o consumo exagerado de conteúdo digital está relacionado a tentativas de suicídio. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a taxa global de suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos é de 6 a cada 100 mil.

Apesar disso, o relatório alerta que medidas extremas, como proibir o acesso de menores às redes sociais — caso da Austrália —, podem ferir direitos fundamentais, como o acesso à informação. A recomendação da KidsRights é por uma abordagem mais equilibrada, que proteja sem excluir, promovendo acesso a conteúdos educativos e prevenindo o isolamento.

*com informações de AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.