Chile pode eleger candidato mais à direita desde Pinochet no domingo (14)

A última pesquisa eleitoral apontou uma vantagem do candidato ultradireitista José Antonio Kast em cima da candidata do atual governo, a ex-ministra Jeannette Jara

José Antônio Kast e Jeannette Jara disputam o segundo turno.

A população chilena irá votar no próximo presidente do país para um mandato de quatro anos neste domingo (14). As últimas pesquisas eleitorais têm mostrado favoritismo ao candidato de ultradireita José Antonio Kast neste segundo turno, com projeções entre 55% e 60% dos votos válidos.

Aos 59 anos, Kast é apontado como o político mais à direita desde a ditadura de Augusto Pinochet no Chile. Ele admitiu ter feito campanha política para o ditador na juventude, durante o plebiscito de 1988.

Leia também

Kast concorre com Jeannette Jara, candidata da coalizão de esquerda liderada por Gabriel Boric, atual presidente do Chile, e ex-ministra do Trabalho e da Previdência Social.

No primeiro turno, a candidata governista saiu na frente com 26,85% dos votos válidos, enquanto Kast obteve 23,92%.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...