Cerca de 30 pessoas morreram e mais de 80 mil foram evacuadas da capital chinesa, Pequim, após intensas chuvas atingirem a região, informou a mídia estatal nesta terça-feira (29).
De acordo com o veículo oficial Beijing Daily, administrado pelo governo local, “atualmente, um total de 80.332 pessoas foram realocadas na cidade”, conforme publicação em sua conta oficial na rede social WeChat.
“A série mais recente de tempestades deixou 30 mortos em Pequim até a meia-noite de segunda-feira”, informou a agência, que citou o centro municipal de luta contra enchentes.
O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na noite de segunda-feira que as autoridades se preparassem para o pior cenário e acelerassem a transferência de moradores nas áreas com risco maior de inundação. O número de mortos foi mais elevado no subúrbio de Miyun.
Dezenas de estradas foram fechadas e mais de 130 vilarejos ficaram sem energia elétrica, segundo o Beijing Daily.
Segundo a AFP, houve um deslizamento de terra pelas chuvas na vila de Xin’anzhuang, no distrito de Miyun, nos arredores de Pequim. Quatro pessoas morreram e outros oito ficaram desaparecidas.
As fortes chuvas provocaram alagamentos em diversos bairros, afetando o transporte público, o fornecimento de energia e obrigando autoridades a ativar planos emergenciais de contenção. Equipes de resgate e voluntários estão atuando nas áreas mais atingidas.