O estado da Califórnia pediu à Justiça nesta terça-feira (10) que bloqueie com urgência o envio de tropas militares a Los Angeles, onde ocorrem protestos contra o Serviço de Imigração dos Estados Unidos. A ordem do envio de militares foi do presidente
“Enviar combatentes de guerra às ruas não tem precedentes e ameaça os fundamentos da nossa democracia [...] Donald Trump se comporta como um tirano, e não como um presidente. Pedimos ao tribunal que bloqueie imediatamente essas ações ilegais”, disse Gavin Newsom, governador da Califórnia.
Desde sexta-feira (6), Los Angeles é
O envio de
“Para dizer sem rodeios, não há invasão nem rebelião em Los Angeles; há tumultos civis que não ocorrem dos episódios que ocorrem regularmente em comunidades de todo o país e que são contidos pelas autoridades estaduais e locais trabalhando em conjunto”, dizia Newsom, em documento assinado junto à Procuradoria da Califórnia.
Trump quer causar caos, diz governador
Para Gavin Newsom - que disse que
Essa foi a primeira vez desde 1965 que Guarda Nacional é mobilizada passando por cima da autoridade de um governador. A legislação americana proíbe o uso de Exército como força policial.
Ao menos
*Com AFP