Banhistas mergulham no Rio Sena neste sábado (5) após reabertura ao público em Paris

Para a reabertura neste sábado, a prefeitura construiu deques, e salva-vidas monitoram os banhistas durante o horário permitido para entrar no rio

Banhistas aproveitam verão francês para se banhar no rio Sena.

Turistas e parisienses aproveitaram o sábado (5) para dar um mergulho no Rio Sena, na capital francesa, após as autoridades permitirem o nado público pela primeira vez desde 1923. A liberação ocorre após Paris passar por uma extensa operação de limpeza, impulsionada pelas Olimpíadas de 2024.

Ao todo, três locais — dois próximos à Torre Eiffel e um ao redor da Île de Saint-Louis — ao longo das margens do Sena poderão receber mais de mil pessoas por dia até 31 de agosto, durante a temporada de verão na França. O vice-prefeito de Paris, Pierre Rabadan, afirmou que a cidade está muito feliz por ter “provado que os céticos [em relação à limpeza do Sena] estavam errados”.

A reabertura do Sena ao público tem sido pauta desde os últimos jogos olímpicos, quando a qualidade das águas foi questionada pelo mundo que acompanha as provas de triatlo.

Leia também

Os investimentos das autoridades francesas incluíram a ligação de muitas residências ao sistema de esgoto, a modernização das estações de tratamento de água e a construção de grandes reservatórios de águas pluviais, para evitar que o esgoto transborde durante fortes tempestades.

Para a reabertura neste sábado, a prefeitura construiu deques, e salva-vidas monitoram os banhistas durante o horário permitido para entrar no rio. Também foram instaladas bandeiras verdes e vermelhas nas margens do Sena para sinalizar aos banhistas onde o banho é permitido ou não.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, participou da cerimônia que inaugurou o banho. Em 2024, ela enfrentou críticas após reafirmar diversas vezes que os atletas olímpicos não corriam risco durante as provas no Sena, mesmo após estudos apontarem que a água estava imprópria para banho semanas antes do início dos Jogos Olímpicos.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...