Ouvindo...

Paris 2024: prefeita mergulha no Rio Sena para provar boas condições

Além de receber competições de diversas modalidades, Sena será palco da cerimônia de abertura de Paris 2024

Prefeita de Paris nada no Rio Sena para provar boas condições

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos, Tony Estanguet, e o prefeito da região de Île-de-France, Marc Guillaume, mergulharam no rio Sena, nesta quarta-feira (17). A ação foi um ato simbólico a nove dias da cerimônia de abertura de Paris 2024. Diversas modalidades serão disputadas no local.

A poucos metros da sede da prefeitura de Paris, Anne Hidalgo mergulhou no Sena às 10h (5h de Brasília). Com um traje preto e os cabelos presos, Hidalgo nadou 100 metros ao lado de Estanguet, um ato histórico mais de 100 anos após a medida da prefeitura que proibiu os mergulhos no rio em 1923.

Centenas de pessoas se reuniram na ponte Sully para observar a cena. O evento teve um grande significado para os organizadores dos Jogos, que transformaram o rio na estrela do evento e sua descontaminação em um dos pilares da candidatura parisiense.

“Foi um dia de sonho. A promessa foi cumprida. Tivemos muito trabalho, havia uma dimensão técnica, infraestruturas que deveriam ser conectadas, os barcos... conseguimos”, declarou Hidalgo após o mergulho.

“É ótimo, é incrível. Você entra na água, parece natural e fácil, a água é muito, muito boa, um pouco fria, mas não muito. E olhe a alegria ao nosso redor – e além disso, o sol está brilhando”, contou.

“Os Jogos são um acelerador e este mergulho simbólico marcará uma data, será um grande legado”, acrescentou a prefeita. “Estamos fazendo isso porque precisamos adaptar nossa cidade ao clima, às mudanças climáticas e restaurar nosso rio”, disse ainda.

As autoridades francesas gastaram quase 1,4 bilhão de dólares (R$ 7,63 bilhões na cotação atual) para limpar o rio. Depois de vários resultados negativos sobre a qualidade da água do Sena, em consequência de uma primavera e início de verão mais chuvosos que o normal e pouco ensolarados, as autoridades locais anunciaram na semana passada que os parâmetros ficaram dentro dos limites autorizados para a competição.

Embora o estado bacteriológico do Sena tenha melhorado e sua vazão continue em queda, não está confirmado se as provas programadas para o rio poderão ser disputadas. Utilizarão o Rio as seguintes modalidades: triatlo (30 e 31 de julho, 5 de agosto), natação em águas abertas (8 e 9 de agosto) e o paratriatlo (1º e 2 de setembro).

Além de receber as competições, o trecho do rio no centro de Paris será o cenário da abertura dos Jogos de 2024, com um desfile fluvial das delegações participantes. As más condições provocaram vários adiamentos dos ensaios da cerimônia marcada para 26 de julho.

No último sábado (13), a ministra dos esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, também nadou no Rio Sena. Ela foi a primeira autoridade do governo a cumprir com a promessa. O presidente Emmanuel Macron é aguardado como o próximo a mergulhar.

A iniciativa de autoridades de entrar no Sena para provar suas boas condições estava marcada para o mês de junho. Após tentativas de parte da população de sabotar o mergulho dos governantes, a ação foi adiada.

Com agência

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Portal de esportes da Itatiaia