Um avião de carga derrapou na pista em Hong Kong, na China, caiu no mar e matou duas pessoas durante a madrugada desta segunda-feira (20). De acordo com a BBC News, o voo EK9788 da Emirates chegava de Dubai quando saiu da pista, atravessou a cerca do perímetro e bateu em um veículo de serviço que circulava na área do aeroporto.
As vítimas são dois funcionários do aeroporto, que chegaram a ser resgatados, mas não resistiram aos ferimentos. O veículo em que elas estavam foi encontrado a cerca de cinco metros da costa e sete metros debaixo d'água. O Boeing 747 ficou parcialmente submerso e os quatro tripulantes que estavam dentro do avião sobreviveram.
Imagens que circulam nas redes sociais registraram o avião partido ao meio.
Ainda conforme a reportagem, as autoridades estão investigando a causa do acidente e equipes de emergência foram acionadas para conter possíveis vazamentos e remover os destroços da aeronave.
Segundo autoridades do aeroporto, as instruções corretas foram repassadas ao avião, além de placas na pista para orientar as aeronaves. O diretor executivo de operações do aeroporto, Steven Yiu, disse que o carro de patrulha estava, no momento, transitando em uma estrada fora da cerca da pista e que seria “uma distância segura da pista”.
“Normalmente, o avião não deve virar em direção ao mar”, disse ele em uma entrevista coletiva horas após o incidente, acrescentando que o avião não enviou um sinal de socorro ao pousar.
Steven Yiu enfatizou que o carro de serviço do aeroporto “definitivamente não invadiu a pista”. Agora, o clima, as condições da pista, a aeronave e sua tripulação serão analisados como parte da investigação.
O departamento de transportes de Hong Kong disse estar “triste” com as mortes e expressou condolências às famílias. A pista na qual aconteceu o acidente foi fechada, mas as outras duas pistas do aeroporto permanecem em operação.
Pelo menos 11 voos de carga estavam programados para chegar ao Aeroporto Internacional de Hong Kong nesta segunda (20) e precisaram ser cancelados, de acordo com o site da Autoridade Aeroportuária.
Este é o segundo incidente envolvendo mortes no aeroporto desde que ele foi transferido de Kai Tak para Chek Lap Kok em julho de 1998. Em agosto de 1999, um voo de passageiros da China Airlines caiu durante um tufão, matando três pessoas.