Ouvindo...

Ataque a suposta lancha do tráfico próximo à Venezuela deixa 4 mortos, anuncia EUA

Ao todo, 21 pessoas já morreram em ataques dos EUA na região; este seria o quinto ataque do país próximo à Venezuela, conforme contagem do próprio Trump

No vídeo, é possível ver uma lancha navegando a toda velocidade em alto-mar, e em seguida o impacto que a destrói totalmente

O chefe do Pentágono, Pete Hegseth, anunciou, nesta sexta-feira (3), em mensagem no X, antigo Twitter, um novo ataque no Caribe contra uma suposta lancha do narcotráfico em frente à costa da Venezuela. De acordo com Hegseth, quatro pessoas morreram.

“Seguindo as ordens do presidente Trump, dirigi um ataque (...) letal contra uma embarcação narcotraficante afiliada a organizações designadas como terroristas”, explicou o secretário de Guerra.

Leia também

Acompanhado do texto, Hegseth publicou o vídeo do ataque. “Quatro homens narcoterroristas a bordo da embarcação morreram no ataque”, acrescentou na mensagem. No vídeo, é possível ver uma lancha navegando a toda velocidade em alto-mar, e em seguida o impacto que a destrói totalmente.

“O ataque ocorreu em águas internacionais, bem em frente à costa da Venezuela, enquanto a embarcação transportava quantidades substanciais de narcóticos com destino aos Estados Unidos para envenenar o nosso povo”, apontou o comunicado.

De acordo com contagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, este seria o quinto ataque dos Estados Unidos na região. O balanço até agora seria de pelo menos 21 mortos. Os ataques provocaram a mobilização militar e de milícias pró-governamentais na Venezuela e denúncias de outros países na região.

“Nossos serviços de inteligência, sem dúvida, confirmaram que esta embarcação estava traficando narcóticos”, garantiu o secretário de Guerra, segundo a nova definição do Departamento de Defesa.

“Esses ataques continuarão até que cessem as agressões contra o povo americano!”, afirmou Hegseth.

O ataque foi defendido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De acordo com ele, a lancha seria do narcotráfico. Sem apresentar evidência, o republicano ainda afirmou que ele estava carregado com “drogas suficientes para matar de 25 a 50 mil pessoas”.

“Um barco carregado com drogas suficientes para matar de 25 a 50 mil pessoas foi impedido, no início desta manhã, na costa da Venezuela, de entrar em território americano”, escreveu Trump em uma publicação na Truth Social.

Veja o vídeo do ataque:

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas