Três astronautas
A cápsula pousou na região da Mongólia Interior, no Norte da China, segundo imagens divulgadas pela emissora estatal CCTV.
A viagem estava prevista para 5 de novembro, mas foi adiada após a detecção de um possível impacto de pequenos detritos espaciais na nave Shenzhou-20. O dano incluía uma fina rachadura na janela, tornando o retorno inseguro.
Por medida de segurança, os astronautas voltaram à Terra usando a cápsula da missão Shenzhou-21, que havia levado a nova tripulação à estação no início de novembro.
O pouso ocorreu às 16h40 no horário local (4h40 em Brasília). A agência espacial chinesa (CMSA) informou que os três astronautas — Chen Dong, 46 anos; Chen Zhongrui, 41; e Wang Jie, 36 — passam bem.
Após o pouso, o comandante Chen Dong afirmou à CCTV que a preocupação das equipes em Terra reforçou a importância de priorizar a segurança em todas as etapas das missões tripuladas.
O atraso no retorno é considerado incomum no programa espacial chinês, conhecido pelo rigor e planejamento. A China tem planos de levar astronautas à Lua até 2030.
O país é o terceiro a enviar humanos ao espaço, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética. Sem acesso à Estação Espacial Internacional desde 2011, a China investe em uma estação própria e busca parcerias, como o acordo firmado em fevereiro com o Paquistão para treinar os primeiros “taikonautas” estrangeiros.
Com agências
(Sob supervisão de Alex Araújo)