Astronautas chineses retornam à Terra após adiamento por dano na nave

Retorno aconteceu após mais de seis meses na estação espacial Tiangong

Um dos três astronautas que retornaram nesta sexta (14)

Três astronautas chineses retornaram à Terra, nesta sexta-feira (14), após passarem mais de seis meses na estação espacial Tiangong. O retorno aconteceu depois de dias de incerteza, já que a nave original apresentou danos que poderiam colocar a tripulação em risco.

A cápsula pousou na região da Mongólia Interior, no Norte da China, segundo imagens divulgadas pela emissora estatal CCTV.

A viagem estava prevista para 5 de novembro, mas foi adiada após a detecção de um possível impacto de pequenos detritos espaciais na nave Shenzhou-20. O dano incluía uma fina rachadura na janela, tornando o retorno inseguro.

Astronautas ‘presos’ por 9 meses no espaço retornam à Terra em segurança; veja fotos

Por medida de segurança, os astronautas voltaram à Terra usando a cápsula da missão Shenzhou-21, que havia levado a nova tripulação à estação no início de novembro.

O pouso ocorreu às 16h40 no horário local (4h40 em Brasília). A agência espacial chinesa (CMSA) informou que os três astronautas — Chen Dong, 46 anos; Chen Zhongrui, 41; e Wang Jie, 36 — passam bem.

Após o pouso, o comandante Chen Dong afirmou à CCTV que a preocupação das equipes em Terra reforçou a importância de priorizar a segurança em todas as etapas das missões tripuladas.

O atraso no retorno é considerado incomum no programa espacial chinês, conhecido pelo rigor e planejamento. A China tem planos de levar astronautas à Lua até 2030.

O país é o terceiro a enviar humanos ao espaço, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética. Sem acesso à Estação Espacial Internacional desde 2011, a China investe em uma estação própria e busca parcerias, como o acordo firmado em fevereiro com o Paquistão para treinar os primeiros “taikonautas” estrangeiros.

Com agências
(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...