Ouvindo...

Após ataque, premiê diz que Reino Unido enviou policiais para sinagogas em todo o país

O primeiro-ministro, Keir Starmer, convocou uma reunião de emergência após três pessoas morrerem em ataque à sinagoga

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, convocou uma reunião de emergência após três pessoas morrerem em ataque à sinagoga

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou, nesta quinta-feira (2), que policiais foram enviados para sinagogas em todo o país. A decisão acontece após um ataque a um templo judeu, em Manchester, deixar três mortos, incluindo o atirador, pela manhã.

O caso é tratado como terrorismo e acontece no dia mais sagrado do calendário judaico, o Yom Kippur. Além das tropas, o premiê também anunciou a realização de uma reunião de emergência. O anúncio foi publicado na rede social X, antigo Twitter.

“Estou voltando para Londres para presidir uma reunião de emergência, e agentes policiais adicionais estão sendo enviados para sinagogas em todo o país”, disse Starmer. O político definiu o ataque como “absolutamente chocante”. “Faremos tudo o que pudermos para manter nossa comunidade judaica segura”, ressaltou.

Além dos mortos, três pessoas ficaram gravemente feridas, segundo as autoridades. “Três pessoas morreram, incluindo o agressor”, comunicou a polícia na rede social X.

De acordo com a corporação, a informação da morte dele demorou a ser confirmada, porque o suspeito carregava “objetos suspeitos”. Com isso, a equipe de desativação de explosivos precisou ser acionada.

(Sob supervisão de Marina Dias)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas