Ouvindo...

Aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, comemora ‘vitória’ sobre o ‘regime americano’

O aiatolá fez o seu primeiro discurso televisionado após o cessar-fogo

Ali Hosseini Khamenei, líder supremo do Irã desde 1989

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, comemorou a ‘vitória’ do país no conflito com Israel, que se encerrou na segunda-feira (23). Ele disse que o Irã venceu o ‘regime americano’.

“Meus parabéns pela vitória do nosso querido Irã sobre o regime americano. O regime americano entrou na guerra diretamente porque sentia que, se não o fizesse, o regime sionista seria completamente destruído. Entrou na guerra na tentativa de salvar o regime, mas não conseguiu nada”, publicou no X.

O aiatolá fez também o seu primeiro discurso televisionado após o cessar-fogo e ameaçou bombardear mais bases americanas no Oriente Médio caso Washington faça um novo ataque.

“A República Islâmica tem acesso a importantes bases americanas na região e pode atuar contra elas quando considerar necessário. Pode voltar a acontecer no futuro; se acontecer um ataque, o custo para o inimigo e o agressor será sem dúvida elevada”, disse.

Em seu discurso, Khamenei afirmou que os ‘americanos só ficarão satisfeitos com a rendição e derrota do Irã e nada mais’, segundo a agência de notícias Reuters.

“Eles apresentaram várias desculpas, mas, no fundo, querem a rendição do Irã", disse.

Leia também

Quem é

Ali Khamenei, apesar de ter ficado um tempo longe dos holofotes, é líder supremo do Irã desde 1989. Ele é o segundo a ocupar este cargo desde a Revolução Islâmica de 1979.

Nascido em Mashhad, a segunda maior cidade do país, em 1939, ele tem poder de veto sobre qualquer questão de política pública e até mesmo seleciona candidatos para cargos públicos, segundo a BBC. Ele é chefe de Estado e também das Forças Armadas.

O líder de Teerã é o segundo de oito filhos e se qualificou como clérigo aos 11 anos, assim como seu pai, que era um clérigo de médio escalão xiita, o ramo do islamismo que é majoritário no país.

Por muitos anos, Khamenei viveu na clandestinidade e foi preso seis vezes, sendo torturado e até exilado por ser um dos críticos do xá do Irã, antes da Revolução Islâmica.

Depois da também chamada de Revolução Iraniana, que provocou a queda do xá Reza Pahlavi, Ali Khamenei foi nomeado pelo então aiatolá Ruhollah Khomeini o líder de oração de sexta-feira em Teerã. Em 1981, foi eleito presidente e em 1989 foi escolhido como sucessor de Khomeini, que havia morrido.

Ali Khamenei vive em um complexo no centro de Teerã com a esposa, Mansoureh Khojasteh Baqerzadeh, com quem teve seis filhos, sendo quatro homens e duas mulheres.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.