Dois incêndios no sudeste da França causaram o fechamento do aeroporto de Marselha nesta terça-feira (8), na primeira semana de férias escolares, informaram autoridades à Agence France Presse.
Um dos incêndios consumiu mais de 2 mil hectares de uma floresta nos arredores de Narbona, forçando moradores a evacuarem a área devido ao avanço das chamas.
O fogo ocorre dias após uma intensa onda de calor que atingiu a França e outros países da Europa, causando temperaturas superiores a 40 °C em algumas áreas.
O aeroporto de Marselha, o quarto maior da França, precisou ser fechado. O vento levou a fumaça do incêndio originário em Pennes-Mirabeau até a cidade, provocando o desvio de dez voos e cancelamento de ao menos três, segundo um porta-voz.
Aeroporto de Viracopos (SP) fica fechado na madrugada após funcionário morrer atropelado na pista Voos são cancelados após Urso invadir a pista de aeroporto no Japão Incêndio fecha Aeroporto Heathrow, em Londres e afeta 1.350 voos; veja imagens
“As coisas estão longe de estar sob controle”, disse à AFP o prefeito Michel Amiel, revelando que dois bairros foram evacuados e os bombeiros protegem um lar para idosos.
“As condições no terreno são desfavoráveis, a velocidade de propagação do fogo”, que já percorreu 30 hectares, "é muito rápida”, indicaram os bombeiros, que mobilizaram 168 efetivos, sete aviões e três helicópteros para atender o incêndio em Pennes-Mirabeau.
Em Narbona, mais de mil bombeiros foram mobilizados para combater as chamas, que se iniciaram na segunda-feira (7). Cinco pessoas ficaram levemente feridas.
Uma estrada que liga a França à Espanha ficou interditada e várias pessoas ficaram presas. Elas precisaram passar a noite nos carros e outras ficaram hospedadas em hoteis e ginásios próximos.