Um barco de ativistas da organização Coalizão Flotilha da Liberdade que iria à Faixa de Gaza foi interceptado na madrugada desta segunda-feira (9) pela Marinha de Israel. A embarcação tinha entre os passageiros a ativista
O Ministério das Relações Exteriores de Israel divulgou, ainda nesta segunda, imagens dos passageiros da
“Todos os passageiros do ‘iate selfie’ estão seguros e ilesos. Eles receberam sanduíches e água. O show acabou”, publicou o ministério nas redes sociais.
A embarcação havia partido da Sicília no domingo passado (1º) para a Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária. Após a interceptação Israel afirmou que os passageiros devem ‘retornar aos seus países de origem’.
Itamaraty pede libertação
Por meio de nota nesta segunda-feira (9),
“O governo brasileiro acompanha com atenção a interceptação, pela marinha israelense, da embarcação Madleen, que se dirigia à costa palestina para levar itens básicos de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e cuja tripulação, composta por 12 ativistas, inclui o cidadão brasileiro Thiago Ávila.
Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos. Sublinha, ademais, a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante.
As embaixadas na região estão sob alerta para, caso necessário, prestar a assistência consular cabível, em consonância com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares”.
Veja o vídeo:
Vídeo mostra passageiros de barco com ativistas interceptado ao se aproximar de Israel; veja
— Itatiaia (@itatiaia) June 9, 2025
🎥Ministério das Relações Exteriores de Israel via Storyful pic.twitter.com/pf7tj6mn94