Ouvindo...

Província argentina faz greve de 24 horas contra nova política fiscal de Milei

Fábricas de eletrônicos temem se tornar menos competitivas após política fiscal do presidente argentino entrar em vigor

Decreto estipula a diminuição de tarifas de 16% para 8% na primeira fase, até que a taxa seja zerada

Milhares de trabalhadores da Terra do Fogo, província da Argentina, protestam contra a medida de redução de impostos para a importação de celulares do presidente Javier Milei nesta quarta-feira (21). Eles já estão há 24 horas em greve.

Os fabricantes de eletrônicos e os empregados deles temem que seus produtos se tornem menos competitivos, já que, com a política fiscal, comprar aparelhos de outros países ficaria mais barato.

O decreto estipula a diminuição de tarifas de 16% para 8% na primeira fase. Os descontos serão progressivos até chegar à tarifa zero a partir em janeiro de 2026. "É um novo capítulo do esvaziamento planejado da Terra do Fogo e uma sentença de morte para nossa indústria”, avalia Horacio Catena, secretário-geral do sindicato educativo que também aderiu ao protesto.

Leia também

Por outro lado, o porta-voz presidencial, Manuel Adorni, afirma que “na Argentina, um celular com tecnologia 5G custa o dobro do que custa no Brasil ou nos Estados Unidos”, e enfatiza que com a importação os preços podem cair até 30%, além de reduzir o custo fiscal da indústria promovida pela falta de arrecadação de impostos.

As fábricas locais empregam atualmente cerca de 8.500 trabalhadores dedicados principalmente à fabricação de produtos eletrônicos. “Estamos lutando por nossas fontes de trabalho. Somos muitas famílias que dependem desta atividade. Tomara que as autoridades possam entender isso”, disse Paula Mayor em entrevista à AFP. Ela é operária da NewSan, uma das principais fabricantes de eletrodomésticos e celulares do país.

Os principais sindicatos reunidos na Confederação Geral de Trabalhadores (CGT), juntamente com outros que aderem à mobilização, protagonizam manifestações nas ruas das cidades de Ushuaia e Rio Grande.

*Sob supervisão de Felippe Drummond

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.