Ouvindo...

Quer nadar no Rio Sena? Prefeitura de Paris libera cartão-postal em julho

Após testes bem-sucedidos durante os Jogos Olímpicos de 2024, Paris permitirá a natação no rio Sena até o final de agosto de 2025

Rio Sena, em Paris

Após testes bem-sucedidos durante os Jogos Olímpicos de 2024, Paris permitirá a natação no rio Sena de 5 de julho até o final de agosto de 2025. A iniciativa se sucedeu a partir do banho da prefeita Anne Hidalgo e do chefe do comitê organizador olímpico, Tony Estanguet, em julho de 2024, um evento que marcou o fim de um século de proibição devido à poluição. Segundo Hidalgo, o objetivo principal é a adaptação às mudanças climáticas e a melhoria da qualidade de vida.

O banho será permitido em áreas específicas, como a Île Saint-Louis e a Île des Swans, próximas à Torre Eiffel. A qualidade da água será monitorada diariamente por meio de testes bacteriológicos, e a permissão para nadar poderá ser suspensa em dias de chuva, conforme informou Marc Guillaume, prefeito da região. Um sistema de bandeiras indicará as condições do Sena, que apresentou problemas de balneabilidade durante os Jogos.

Leia também

Pierre Rabadan, vice-prefeito de esportes de Paris, explicou que a natação será supervisionada, com capacidade para 150 a 300 pessoas nas áreas designadas, que serão temporariamente fechadas após agosto.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim