Ouvindo...

Hamas libertará último refém sobrevivente nesta segunda (12), diz porta-voz

Quando foi capturado pelo Hamas, Edan Alexander servia no exército israelense durante um ataque a Israel em outubro de 2023

Edan Alexander foi capturado em 2023 pelo Hamas

Será libertado nesta segunda-feira (12) o último refém sobrevivente do Hamas, informou um porta-voz do grupo terrorista. O israelense-americano Edan Alexander tinha sua libertação como ‘prioridade máxima’, segundo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“As Brigadas (Ezedin) Al Qasam decidiram libertar o soldado sionista com cidadania americana Edan Alexander hoje, segunda-feira”, anunciou um porta-voz do braço armado do Hamas, Abu Obeida.

Mediadores informaram, porém, que Israel observaria uma pausa nos ataques em Gaza para permitir a libertação do refém. “O Hamas foi informado de que exatamente às 9h30 (3h30 em Brasília), Israel começou a suspender os voos de reconhecimento, drones e aviões de combate, assim como operações militares, para criar um corredor seguro para transferência e entrega de Edan”, disse a fonte à AFP.

Leia também

A libertação do jovem, porém, não levará a um cessar-fogo em Gaza, nem à libertação de prisioneiros palestinos, anunciou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

As negociações para um possível acordo que levaria à libertação dos reféns em Gaza acontecerão ‘sob fogo’ e combates intensos, segundo Netanyahu.

O jovem, de 21 anos, nasceu e foi criado em Nova Jersey. Quando foi capturado pelo Hamas, ele servia no exército israelense durante um ataque a Israel em outubro de 2023.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.