Ouvindo...

Último ‘papa Leão’ antes de Robert Prevost defendeu fim da escravidão no Brasil

Leão XIII escreveu, em 5 de maio de 1888, a carta ‘In Plurimis’, que pedia o fim da escravidão

Papa Leão XIII

O último papa que escolheu o nome Leão antes de Leão XIV defendeu o fim da escravidão no Brasil e no mundo. Leão XIII, o cardeal Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci Prosperi Buzzi, se tornou papa em fevereiro de 1878, dez anos antes da abolição da escravatura.

O professor de história Rubens Godoy afirmou à CNN que Leão XIII tinha uma visão “mais social, mais desafiadora, indignada com os problemas da sua época, como a escravidão”.

Leão XIII escreveu, em 5 de maio de 1888, a carta ‘In Plurimis’, que pedia o fim da escravidão. Dias depois, no dia 13 de maio, a abolição da escravatura ocorreu no Brasil.

Geralmente, a escolha do nome do papa reflete uma homenagem a um predecessor, a um santo padroeiro ou pode sinalizar a direção teológica e pastoral que o novo papa pretende seguir.

Leia também

Papa Leão XIV

Robert Francis Prevost foi eleito papa Leão XIV nesta quinta-feira (8). O norte-americano tem 69 anos e é o 267º papa da Igreja Católica.

O novo papa esteve na Praça de São Pedro e concedeu bênção a todos os fiéis presentes. Além da oração ‘urbi et orbi’, ele fez um discurso dizendo que a humanidade precisa de ‘pontes’.

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o cardeal Prevost se tornou prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos em 2023, responsável por nomear bispos mitrados no mundo todo.

Prevost foi missionário no Peru e, anos depois, foi nomeado arcebispo emérito de Chiclayo, no país andino. Ele também é presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.

A fumaça branca anunciou que um novo papa havia sido escolhido às 13h08 do horário de Brasília. As portas da varanda da Basílica de São Pedro se abriram pouco mais de uma hora depois, às 14h12, com o anúncio ‘Habemus Papam’.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.