Ouvindo...

Papa Leão XIV assistiu ao filme ‘Conclave’ para saber como agir durante votação, revela irmão

Antes de ser eleito papa, o cardeal americano Robert Prevost também jogou jogos de palavras com o irmão para se distrair; ele não acreditava que seria escolhido

Leão XIV, o novo papa

Antes de participar do conclave que o elegeria como o próximo papa, o - até então - cardeal Robert Prevost assistiu ao filme “Conclave” para saber “como se comportar” durante o momento histórico. A informação foi revelada pelo irmão do papa Leão XIV, John Prevost, em entrevista à TV americana NBC Chicago.

O irmão contou que, antes dos cardeais entrarem em isolamento no Vaticano, perguntou a Robert se ele estava preparado para ser papa, já que tinha “um pequeno pressentimento” de que isso poderia acontecer.

“E eu disse: ‘Bem, você está pronto para isso? Você assistiu ao filme Conclave para saber como se comportar?’ E ele tinha acabado de assistir, então ele sabia como se comportar. Então, é esse tipo de coisa, porque eu queria distraí-lo, fazê-lo rir de alguma coisa, porque agora isso é uma responsabilidade incrível”, relembrou John.

Leia também

“Ele não achava. Eu meio que achava, porque pelo que eu lia e ouvia, havia três candidatos excepcionais que ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares. O cardeal das Filipinas ( Antônio Tagle), o secretário de Estado ( Pietro Parolin) e ele”, disse.

Essa foi a primeira vez que Robert Prevost participou como votante em um conclave. Como ele nunca havia ido, ele e o irmão decidiram assistir o filme vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado de 2025. A ficção retrata as tensões e negociações dos bastidores da escolha de um novo papa.

Além de verem o filme juntos, Robert e o irmão jogaram jogos de adivinhar palavras, como “Wordle” e “Words with Friends”. “Para distrair a mente dele da vida no mundo real”, disse John.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.