Ouvindo...

Imigrantes que não deixarem Portugal em 20 dias após notificação podem ser presos

Brasileiros estão entre a lista de imigrantes; eles deverão deixar o país em até 20 dias, caso contrário, podem ser presos em fiscalizações

Bandeira de Portugal

Cerca de 18 mil estrangeiros em situação ilegal serão notificados para deixar Portugal, anunciou o governo do país. Cerca de 4.500 imigrantes serão notificados já nesta semana.

A afirmação foi feita pelo Ministro da Presidência do Governo Português, António Leitão Amaro, no sábado (3). Ele afirmou ainda que aqueles que tiveram os pedidos de residência negados pela Agência para a Integração Migrações e Asilo (Aima) devem sair do país.

Os imigrantes terão 20 dias para se retirarem do território de Portugal após serem notificados. “Quem não cumprir a ordem, terá de ser afastado coercivamente”, afirmou António.

Leia também

Caso não obedeçam à ordem do governo, os imigrantes, caso sejam pegos em fiscalizações, podem ser levados a detenções.

“Se não for cumprida [a ordem de expulsão], numa eventual circunstância em que sejam identificadas – pode ser até numa operação de fiscalização de trânsito – nesse momento serão detidas e irão para um centro de detenção a aguardar a deportação”, disse Artur Girão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da AIMA, à Rádio Observador.

A expectativa é aumentar ainda mais o número de notificações. No país, há cerca de 110 mil pedidos de residência aguardando análise.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.