Ouvindo...

Brasil sobe 5 posições no ranking de desenvolvimento humano da ONU

No total, foram 193 países avaliados no ranking; o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) varia de 0 a 1

IDH do Brasil cresceu

O Brasil subiu cinco posições no ranking global de desenvolvimento humano feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A lista foi divulgada nesta terça-feira (6), em um evento que reuniu diversas autoridades.

No ano passado, o país estava na 89ª posição, com um índice de 0,760, em dados referentes a 2022. No ranking deste ano, o país tem 0,786 de índice, baseando-se em dados de 2023.

No total, foram 193 países avaliados no ranking. A Islândia é o que tem maior IDH, com um índice de 0,972, em uma escala que varia de 0 a 1. O último país no ranking é o Sudão do Sul, com 0,388 de índice.

Leia também

O IDH é medido pela Organização das Nações Unidas (ONU) baseado em três dimensões: expectativa de vida, acesso à educação e renda per capita. Quanto mais perto de 1, maior o desenvolvimento humano.

O índice do Brasil está próximo a países como China, Peru, Azerbaijão, México, Equador, Ucrânia, entre outros. O índice abaixo de 0,8 é considerado alto pela ONU.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.