Ouvindo...

Papa Francisco: conheça as comidas favoritas do pontífice

O pontífice, falecido aos 88 anos, era amante dos pratos típicos das culinárias italiana e argentina

Papa Francisco

Na última segunda-feira (21), o mundo deu adeus ao papa Francisco, que faleceu aos 88 anos devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conforme comunicado oficial do Vaticano.

Reconhecido por seu legado de humildade, o papa também tinha gostos simples, e isso se refletia em suas preferências culinárias. De acordo com fontes próximas, o pontífice era um amante dos clássicos italianos, além de manter uma forte conexão com as tradições gastronômicas de seu país natal, a Argentina.

Culinária italiana

Entre os pratos prediletos do papa Francisco estavam a pizza e o espaguete ao molho de tomate.

Em uma entrevista de 2015 ao jornal argentino La Voz del Pueblo, ele revelou que o que mais sentia falta, antes de assumir o papado, era poder sair para comer uma pizza. O repórter sugeriu a opção de pedir delivery, mas o papa, com bom humor, rebateu: ‘Não é a mesma coisa’.

Em sua última visita apostólica ao Luxemburgo, em setembro do último ano, o pontífice foi flagrado tomando um café em uma cafeteria local. Ao conversar com jornalistas, ele revelou que o que realmente gostaria era de estar em uma pizzaria.

Leia também

Pratos típicos da Argentina

Alguns clássicos da culinária argentina, como empanadas salteñas e medialunas — que são uma espécie de croissant — também estavam entre as comidas favoritas do Papa Francisco.

Ele adorava churrasco e milanesa, mas, por questões de saúde, optava, na maior parte das vezes, por peixes cozidos, frango e arroz nas refeições.

Na sua rotina, o pontífice não abria mão do tradicional mate, uma bebida feita com erva-mate, muito popular na Argentina. O bom e velho suco de laranja também fazia parte de sua alimentação diária.

Sobremesas Favoritas

Após as refeições, o papa Francisco gostava de saborear um gelato Fior di Latte, uma iguaria típica italiana feita apenas com creme de leite, leite e açúcar.

O pontífice também apreciava o tradicional maritozzi (pão doce italiano recheado com creme) e doces típicos da Argentina, como o doce de leite, alfajores e membrillo (uma geleia espessa feita de marmelo), típica de seu país.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.