Ouvindo...

Obra de Andy Warhol pode ter sido jogada no lixo acidentalmente

O município de Maashorst afirmou que após uma investigação foi possível descobrir que parte do acervo de um prédio foi descartada

O artista americano Andy Warhol foi um dos precursores da Pop Art

Uma obra de arte do precursor do movimento Pop Art, Andy Warhol, pode ter sido “acidentalmente” jogada no lixo em uma cidade no sudeste dos Países Baixos. O município de Maashorst afirmou, nesta quinta-feira (24), que, após uma investigação, foi possível descobrir que parte do acervo de um prédio foi descartada após uma reforma no final de 2024.

"É muito provável que as obras de arte desaparecidas tenham sido despejadas acidentalmente junto com o lixo volumoso”, disse a prefeitura. O município havia contratado a agência de investigação externa BING para apurar o desaparecimento de várias obras de arte, incluindo uma cópia de serigrafia de Warhol representando a Rainha Mãe dos Países Baixos, Beatrix.

“A investigação consistiu principalmente em entrevistas com funcionários e administradores envolvidos”, disse a prefeitura. “Também não havia diretrizes para o registro, armazenamento, preservação e segurança das obras”, revelou a investigação. A BING concluiu que o desaparecimento ocorreu devido à falta de medidas específicas.

Warhol produziu, no fim de sua vida, duas edições dessa série retratando quatro rainhas, incluindo Beatrix. Uma delas foi uma edição regular de 40 cópias e, a outra, uma “edição real” de litografias com efeito brilhante.

“O município não espera que as obras de arte sejam recuperadas algum dia e o executivo municipal lamenta o fato”, enfatizou Maashorst.

Com informações de AFP

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.