Ouvindo...

Maior incêndio florestal em quase 80 anos na França já queimou área maior que Paris

O fogo toma conta na região de Aude, no sul do país; primeiro-ministro francês disse que o país enfrenta uma ‘catástrofe sem precedentes’

Uma floresta é tomada pelas chamas enquanto um incêndio florestal devasta perto de Fontjoncouse, sudoeste da França, em 6 de agosto de 2025.

A França enfrenta o maior incêndio florestal em quase 80 anos na região de Aude, no sul do país, após o fogo queimar uma área maior que a cidade de Paris. Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas.

Cerca de 2 mil bombeiros foram deslocados e tentam controlar o fogo que se espalhou rapidamente pelas florestas da região, caracterizada por montanhas e campos. Até o momento, estima-se que mais de 15 mil hectares foram queimados.

Pelo menos 2.500 residências ficaram sem energia elétrica e 25 casas já foram queimadas. Moradores e turistas foram forçados a deixar a área e muitas estradas estão fechadas.

Veja também:

O primeiro-ministro, François Bayrou, ao visitar Saint-Laurent-de-la-Cabrerisse, comuna francesa no departamento de Aude, disse que esta foi a maior área queimada por um único incêndio na França desde 1949.

"É uma catástrofe de proporções sem precedentes”, disse o primeiro-ministro.

Leia também

Segunda a CNN, especialistas alertaram que o vento pode mudar de direção, complicando ainda mais os esforços de combate ao incêndio florestal.

Com os verões mais quentes e secos na região do Mediterrâneo, aumenta o risco de incêndios florestais. Com a vegetação seca e os ventos fortes, o incêndio se espalha rapidamente e as chamas se tornam mais difíceis de controlar.

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo