Ouvindo...

Morte do Papa Francisco reacende teorias da conspiração sobre fim da Igreja Católica; confira

Teorias vêm repercutindo nas redes sociais em meio as lamentações causadas pelo falecimento do pontífice

Papa Francisco não será convocado para depor no Tribunal do Vaticano

Com a morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21) duas teorias da conspiração sobre o fim da Igreja Católica voltaram a tona, são elas: a Profecia dos Papas, atribuída a São Malaquias, e as previsões de Nostradamus. O assunto vem repercutindo nas redes sociais em meio as lamentações causadas pelo falecimento do pontífice.

A Profecia dos Papas, criada no século XII pelo bispo irlandês São Malaquias, voltou a ser discutida com a proximidade do conclave para definir o sucessor de Francisco. Segundo o site do padre Paulo Ricardo, essa profecia é baseada em uma visão profética de Malaquias ocorrida em 1139, que só foi descoberta em 1595 por um monge beneditino chamado Arnold Wion.

A profecia continha 113 lemas escritos em latim, descrevendo todos os pontífices da Igreja Católica desde Celestino II, eleito em 1143, até o fim dos tempos. O tópico 113, que é o último, afirma que o próximo pontífice será o último dos Santos Padres, intitulado ‘Pedro, o Romano’, que “apascentará as ovelhas em meio a muitas tribulações”.

A profecia conclui: “Passadas estas, será destruída a cidade das sete colinas e o Tremendo Juiz julgará o Seu povo”, o que é interpretado como uma alusão ao fim do mundo. As especulações apontam que o tópico 112 se referia ao Papa Francisco e, agora, a 113 ao próximo papa que ainda será eleito.

Profecia de Nostradamus

Já a profecia de Nostradamus indica que a derrocada da Igreja Católica pode acontecer após a morte do Papa Francisco. Nesta segunda-feira (21), esse foi um dos assuntos que mais repercutiram nas redes sociais.

Entre as visões do profeta francês registradas em seu livro Les Prophéties, publicado em 1555, está a morte de um papa “muito idoso” em 2025, que seria o ponto de partida para um enfraquecimento da Igreja Católica, e seu sucessor seria “um jovem romano de boa idade e pele escura”.

A previsão aponta: “Com a morte de um Pontífice muito velho / Um romano de boa idade será eleito / Dirão dele que enfraquece sua sede / Mas por muito tempo reinará com atividade mordaz”. Além dessa previsão, outras profecias de Nostradamus para 2025 incluem o retorno da peste do século XVII, a chegada de uma “bola de fogo vinda do cosmos” devastadora, e o fim de uma guerra prolongada devido ao esgotamento dos exércitos.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento