Ouvindo...

Luigi Mangione é indiciado por júri federal dos EUA pelo assassinato de CEO

A acusação formal pode abrir caminho para que o suspeito receba pena de morte

Luigi Mangione é acusado de matar Brian Thompson, CEO da UnitedHealthCare

Promotores federais dos Estados Unidos acusaram formalmente nesta quinta-feira (17) Luigi Mangione pela morte do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson.

Mangione foi indiciado pelo tribunal federal pelos crimes de assassinato, perseguição e ofensa com armas de fogo.

Por se tratar de uma acusação federal, o acusado pode receber a pena máxima de morte se for condenado.

No início deste mês, Pamela Bondi, procuradora-geral dos EUA, anunciou que havia orientado os promotores federais a imputarem pena de morte a Luigi Mangione.

Leia também

Relembre o caso

Brian Thompson, presidente da UnitedHealthcare, uma das maiores companhias de seguros médicos dos Estados Unidos, foi assassinado pelas costas em 4 de dezembro de 2024 em uma rua de Nova York quando ia participar de uma conferência de investidores da empresa.

O crime e a fuga de cinco dias de seu suposto autor comoveram os americanos, a maioria muito crítica aos seguros privados de saúde por seus altos custos e demora ao acesso de seus serviços, entre outros.

Luigi Mangione, um engenheiro de 27 anos, foi preso em um McDonald’s em Altoona, uma pequena localidade do estado da Pensilvânia.

Seu caso despertou uma onda de simpatia. O fundo criado por seus advogados para arrecadar dinheiro para sua defesa já tinha somado até esta terça-feira mais de 774.000 dólares (4,4 milhões de reais) de milhares de pequenos doadores, em sua maioria.

* Com informações de AFP

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.