Uma trilheira foi resgatada em uma operação aérea tensa e altamente técnica no último domingo (13), após ficar mais de uma hora agarrada a um penhasco na Pacific Crest Trail, na região de Whitewater, no condado de Riverside, Califórnia (EUA).
Segundo o Riverside Sheriff Aviation (o grupo de resgate do governo local), mesmo em situação extrema, a mulher conseguiu enviar um pedido de socorro por meio de um dispositivo de comunicação via satélite, semelhante aos modelos da marca Garmin, que possuem funções como GPS e o sistema de emergência.
Resgate
A equipe de resgate encontrou a mulher em estado de exaustão, agarrada com força à encosta íngreme, sem conseguir mover os braços devido ao esforço físico. Com uma mochila pesada nas costas e pouca estabilidade nos pés, ela permaneceu imóvel até a chegada do helicóptero da equipe Rescue 9.
Imagens divulgadas pelo departamento mostram o momento em que os agentes se aproximam do local e um especialista em resgate é guindado até a vítima. Visivelmente abalada, a trilheira abraça o socorrista antes de ser retirada da área. A operação foi descrita pelas autoridades como “intensa” e de alto grau técnico.
Assista o momento do resgaste
Assista o vídeo:
— Itatiaia (@itatiaia) April 15, 2025
Riverside Sheriff Aviation via Storyful pic.twitter.com/KHeHLM4Qvw
A identidade e o estado de saúde da mulher não foram divulgados, mas ela apareceu consciente e em boas condições no vídeo do resgate, apesar de machucados nas pernas causadas pelo contato com as rochas.
* Sob supervisão de Enzo Menezes