A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou, nesta segunda-feira (7), que a União Europeia ofereceu aos Estados Unidos um acordo para adotar tarifas zero sobre produtos industriais. Apesar de a proposta ter sido feita “repetidamente”, a ideia não teria provocado uma “resposta adequada” segundo Ursula.
“Estamos prontos para negociar com os Estados Unidos. De fato, oferecemos tarifas zero sobre bens industriais, como fizemos com sucesso com muitos outros parceiros comerciais”, disse a chefe do braço Executivo da UE.
Von der Leyen acrescentou que “a Europa está sempre pronta para um bom acordo. Então, nós o mantemos na mesa. Mas também estamos preparados para responder com contramedidas e defender os nossos interesses”.
No fim de semana, o bilionário Elon Musk, assessor do governo americano, disse em uma entrevista que esperava uma zona de livre comércio entre a Europa e os EUA.
Em resposta a essa ideia, o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, disse que se Musk tivesse “algo a dizer, ele deveria ir até seu presidente e dizer: ‘Vamos acabar com esse absurdo, essa bagunça.’”
O italiano Antonio Tajani afirmou que seu “sonho” era um “mercado único transatlântico livre de tarifas”, e o francês Laurent Saint-Martin chamou as declarações de Musk de “uma boa ideia”. (Com AFP)