Nasa e SpaceX adiam missão que resgataria astronautas presos no espaço

Missão foi cancelada devido a um problema no sistema hidráulico com um braço de fixação de suporte terrestre para o foguete Falcon 9

A NASA e a SpaceX cancelaram a tentativa de lançamento de quarta-feira (12) da missão Crew-10 da agência para a Estação Espacial Internacional devido a um problema no sistema hidráulico com um braço de fixação de suporte terrestre para o foguete Falcon 9 no Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

A missão resgataria duas astronautas ilhadas na Estação Espacial Internacional.

Os astronautas da NASA Anne McClain e Nichole Ayers, o astronauta Takuya Onishi da JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial) e o cosmonauta Kirill Peskov da Roscosmos saíram da nave Dragon, e a cobertura ao vivo da agência continuará até que a tripulação deixe a plataforma para ir para o Alojamento da Tripulação de Astronautas.

‘A próxima oportunidade de lançamento disponível não será antes das 19h26 EDT de quinta-feira, 13 de março, do Complexo de Lançamento 39A na NASA Kennedy, aguardando a revisão do problema. A cobertura do lançamento começará às 15h25 no NASA+ . A atracação está prevista para as 23h30 de sexta-feira, 14 de março. O 45º Esquadrão Meteorológico da Força Espacial dos EUA prevê uma previsão favorável de mais de 95% para as condições ao redor do local de lançamento. As equipes também monitorarão as condições climáticas ao longo da trajetória de voo da espaçonave Dragon’, informou a NASA em comunicado nesta quarta (12).

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde

Ouvindo...