Centenas de pessoas se reuniram em protesto contra a deportação de Mahmoud Khalil, nessa quarta-feira (12). A movimentação aconteceu em frente a um tribunal federal em Manhattan, onde o ativista passava por uma audiência. O estudante foi detido por agentes de imigração dos EUA na semana passada, mesmo tendo o green card.
Durante a audiência, os advogados de Khalil alegaram que os direitos dele foram violados quando ele foi detido no Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos. Segundo a defesa do ativista, a prisão foi uma tentativa de silenciar ilegalmente o discurso dele.
Quem é Mahmoud Khalil
Mahmoud Khalil se destacou durante a onda de protestos estudantis contra a guerra em Gaza nos campi universitários dos Estados Unidos, no ano passado. Agora, ele está na mira do presidente dos EUA, Donald Trump, que prometeu deportar estudantes estrangeiros que fossem “simpatizantes de terroristas”.
“Esta é a primeira prisão de muitas que virão”, disse Trump em sua plataforma de rede social Truth Social. Ele também acusou Khalil de ser um “estudante radical a favor do Hamas”.
Mahmoud é casado com uma ma cidadã americana que está grávida de oito meses. Ele é um refugiado palestino criado na Síria e estudante de pós-graduação na Escola de Relações Públicas e Internacionais na Universidade de Columbia, em Nova York.
*Sob supervisão de Lucas Borges