Um “fracasso diplomático”. Foi assim que representantes do governo russo, de Vladimir Putin, classificaram o
Segundo a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, o encontro constrangedor no Salão Oval da Casa Branca mostrou ao mundo que “Zelensky rejeita a paz”.
“A visita a Washington em 28 de fevereiro é um fracasso político e diplomático completo do regime de Kiev”, disse Maria Zakharova
Segundo a representante de Putin, o comportamento de Zelensky foi “escandalosamente grosseiro”. “Por causa disso, ele destruiu a oposição, construiu um estado totalitário e implacavelmente envia milhões de cidadãos para a morte”, concluiu Zakharova.
Bate-boca na Casa Branca
O bate-boca entre os chefes de Estado ocorreu após críticas feitas por Zelensky à postura dos governos dos Estados Unidos diante das ações russas para a anexação de territórios ucranianos, entre 2014 e 2022.
Trump e o vice-presidente J.D Vance se irritaram com o comentário do ucraniano. Trump disse que o ucraniano estava jogando com milhões de vidas e que colocava o mundo em risco de uma 3ª Guerra Mundial.
O governo ucraniano rejeita as críticas feitas pela gestão Trump e pediu apoio do governo dos EUA para responder aos ataques da Rússia.