“Do nada, tudo começou a dar uma tremida, de leve”, narrou o chef Guga Rocha em um post no Instagram
Assim como ele, outros brasileiros foram às redes sociais comentar o que sentiram durante o terremoto que atingiu a cidade e a região nesta segunda-feira.
A empreendedora Pâmela Maranhão sentiu a casa tremer. “Meu deus do céu, tava sentada, trabalhando e tremeu. Eu moro no último andar, talvez tenha sentido mais”, relatou no Instagram. Moradora do quarto andar de um prédio, disse que correu para o corredor e viu que estava sozinha.
Consulado
O jornal português Público conversou com Alessandro Candeas, Cônsul-Geral do Brasil em Lisboa. Ele contou que estava trabalhando na região do Chiado, em Lisboa, quando sentiu tudo balançar. “De início, achei que fosse um bondinho mais pesado passando na frente do edifício, mas, depois, me dei conta de que havia sido um terremoto. Foi muito rápido”, contou. Segundo Alessandro nenhum brasileiro relatou problemas por causa do terremoto ao Consulado.
Outros brasileiros tiveram experiências mais duras relatadas ao jornal. “Nunca senti tremor tão forte, foi realmente assustador”, disse a jornalista Lourdes Souza ao jornal. Ela mora no país há seis anos.
O terremoto
Um terremoto de 4,7 graus na escala Richter atingiu a cidade de Lisboa, em Portugal, nesta segunda-feira (17), às 13h24 no horário de Lisboa - às 10h24 no horário de Brasília. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera, órgão que monitora o clima e os sismos no país, informou que até o início da tarde desta segunda (17) não houve danos materiais nem vítimas.
Ainga segundo o Instituto, o sismo foi sentido também em outras cidades próximas a Lisboa, como Sintra e Almada. Com menor intensidade, pode ser sentido em Coimbra, Faro e Setúbal.
Em agosto de 2024, um