Em uma reunião com ministros, o
O presidente continua dizendo que outras drogas, como
O fentanil é um medicamento da classe dos opioides, que são altamente viciantes e, por isso, só podem ser usados de forma restrita e sob supervisão médica. A potência é cerca de 100 vezes maior que a da morfina e efeitos 50 vezes mais fortes que os da heroína.
Embora o uso seja recomendado apenas em procedimentos cirúrgicos e no tratamento de dores intensas, o fármaco tem sido usado de forma recreativa e já se tornou um problema de saúde pública nos EUA, sendo a
No último sábado (1º), o presidente Donald Trump determinou tarifas de 25% sobre a importações canadenses e mexicanas e 10% sobre produtos chineses, afirmando que Pequim precisava “estancar” o fluxo de fentanil.
Em resposta, o Ministério da Comércio da China afirmou em um comunicado que Trump “viola gravemente” as regras do comércio internacional e afirmaram que a droga é “um problema da América”.
O presidente colombiano, em discurso, também sugeriu que se a cocaína fosse legalizada, “venderia como vinho”. Ele disse que o dinheiro poderia ser usado em campanhas educativas para que crianças não começassem a beber álcool ou fumar.
A reunião, chamada de Conselhos de Ministros, foi transmitido, sem cortes, pela TV estatal do governo colombiano.
Trump x Petro
Ao assumir a
Apenas 4 dias depois, no dia 24, o republicano enviou para a Colômbia dois aviões militares com colombianos que viviam ilegalmente nos EUA e haviam sido deportados. Em resposta, o
A reação de Petro irritou o republicano, que anunciou uma série de sanções ao país latino, que retaliou dizendo que aplicaria as mesmas tarifas aos EUA. Em um longo texto, publicado nas redes sociais, o presidente da Colômbia disse que não aperta a mão de “traficantes de escravos brancos”.