A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) monitora desde o fim do ano o asteroide 2024 YR4, descoberto em 27 de dezembro pelo telescópio ATLAS no Chile. O meteoro tem entre 40 e 100 metros de largura e
No entanto, a ESA afirma que chance de colisão com a terra é pequena: de apenas 1,2%. Mesmo assim, o YR4 será monitorado, já que um asteroide desse tamanho tem possibilidade de causar danos severos a uma região. A agência diz que ainda não é possível precisar onde o meteoro pode cair, caso colida com a Terra.
Asteroide entra na atmosfera terrestre, mas se desintegra na Rússia Asteroide Apophis, o ‘Deus do Caos’, passará pela Terra e pode causar tremores
“O asteroide 2024 YR4 tem quase 99% de chance de passar pela Terra com segurança em 22 de dezembro de 2032, mas um possível impacto ainda não pode ser totalmente descartado”, diz a agência.
O asteroide 2024 YR4 está classificado no nível 3 na Escala de Risco de Impacto de Torino da Nasa, ferramenta que vai de 0 a 10 e categoriza potenciais eventos de impacto na Terra. Segundo a agência europeia, a possibilidade do corpo celeste colidir com o planeta “merece atenção dos astrônomos e do público”.
A ESA destaca que, apesar da preocupação, a probabilidade de um asteroide cair na Terra reduz rapidamente após observações adicionais. Ainda segundo a agência, os pesquisadores vêm descobrindo cada vez mais corpos celestes na medida em que a tecnologia avança. Muitos deles jamais seriam descobertos no passado.