Ouvindo...

É ‘extremamente improvável’ que Covid-19 tenha ‘vazado’ de laboratório, diz China em resposta à CIA

No sábado (26), um porta-voz da CIA havia afirmado que a agência mudou de opinião e agora acredita que o vírus foi criado em um laboratório chinês

Pandemia de covid-19 começou em 2020

A China rejeitou a teoria de que o coronavírus, que causa a Covid-19, tenha sido originado de um laboratório e ‘vazado’. A declaração foi dada em resposta à CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, que afirmou que essa era a hipótese ‘mais provável’.

“A equipe conjunta de especialistas da China e da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que é extremamente improvável que tenha ocorrido um vazamento de laboratório, com base em visitas a laboratórios em Wuhan”, disse Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

No sábado (26), um porta-voz da CIA havia afirmado que a agência mudou de opinião e agora acredita que o vírus foi criado em um laboratório chinês, segundo a Bloomberg.

“A CIA avalia com pouca confiança que uma origem da pandemia de Covid-19 relacionada à pesquisa é mais provável do que uma origem natural com base no conjunto de relatórios disponíveis”, disse.

Leia também

O anúncio acontece pouco depois de John Ratcliffe assumir o comando da CIA, a escolha do presidente Donald Trump. Ele afirmou que uma avaliação da CIA sobre a origem da Covid-19 seria uma ‘coisa do primeiro dia’ para ele.

“Vou me concentrar nisso, analisar a inteligência e garantir que o público esteja ciente de que a agência vai sair de cena”, afirmou.

Mao Ning, em resposta, afirmou que os EUA ‘deveriam parar de politizar e usar a questão das origens [da pandemia], além de parar de difamar e culpar outros países”. Ela pediu, ainda, que as autoridades americanas respondam o mais rápido possível às preocupações legítimas da comunidade internacional e compartilhem “proativamente dados com a OMS sobre seus primeiros casos suspeitos”.

*Com informações de AFP


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.