Liam Mooney, fundador de uma empresa de design sediada em Ottawa, lançou uma linha de bonés com a frase ‘Canada is Not for Sale’ - Canadá não está à venda - em resposta às ameaças de tarifas de Trump e à proposta de que o país se torne o 51º estado dos Estados Unidos.
O boné se popularizou quando o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, foi visto usando-o durante uma reunião com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Desde então, a demanda pelos bonés disparam, com milhares de vendas pela internet. O boné custa $ 45,00 CAD, cerca de R$ 189.
‘A produção dos chapéus “Canada Is Not For Sale” começou nas casas de bordado de Toronto. Centenas de pedidos foram finalizados em produção e enviados ou entregues! Até segunda-feira (27), milhares de pedidos serão finalizados em produção e enviados para clientes em todo o país! As estimativas e os prazos de envio serão comunicados em breve’, disse Mooney no X.
Além da frase emblemática também tem bonés com a frase ‘Strong and Free’ - Forte e livre - acompanhada da bandeira canadense. No site também estão à venda adesivos, gorros e camisas com as frases.
'À medida que questões sobre nossa soberania nacional são colocadas em evidência por nosso vizinho do Sul, esta coleção é um convite lúdico para que os canadenses declarem: o Canadá não está à venda. Deixando de lado a confusa política federal, ainda somos o verdadeiro norte, forte e livre’, diz o comunicado do site de vendas.