O
presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que uma de suas primeiras medidas será declarar situação de “emergência energética nacional”. A medida daria ao republicano o poder para aumentar a produção energética dos EUA, incluindo a permissão para que o país faça novas perfurações para a extração de petróleo no Alasca e no Oceano Ártico.
“A América será mais uma vez uma nação industrial e temos algo que nenhuma outra nação industrial jamais terá. A maior quantidade de petróleo e gás de qualquer país, e vamos usá-la, baixaremos os preços, reabasteceremos nossas reservas estratégicas e exportaremos energia americana para todo o mundo”.
— Donald Trump.
Os Estados Unidos, no entanto, não tem a maior quantidade de petróleo e nem de gás. A
Venezuela, de Nicolás Maduro, possuí a maior reserva de petróleo do mundo e a
Rússia, de Vladimir Putin, de gás.
Chamando o petróleo de “ouro líquido”, Trump afirmou que os Estados Unidos é uma “nação rica” e que o combustível fóssil irá ajudar o país.
“Mandato” dos carros elétricos
Trump também prometeu acabar com o Green New Deal, um conjunto de propostas econômicas que visam conter as mudanças climáticas, e afirmou que irá revogar os “privilégios” dos veículos elétricos para “salvar” a indústria de automóveis estadunidenses.
“Você poderá comprar o carro de sua preferência. Voltaremos a construir automóveis na América a um ritmo que ninguém poderia conseguir há apenas alguns anos”
— Disse Donald Trump.
Durante o mandato de Joe Biden, foram lançadas diversas iniciativas para impulsionar a venda de carros elétricos. O governo anterior também implementou regras mais duras contra escapamento de carros de passeio e caminhões, incentivando o setor de veículos elétricos e híbridos.
Assista à cerimônia de posse de Donald Trump:
Participe dos canais da Itatiaia: