Ouvindo...

Trump declara situação de ‘emergência energética nacional’ e fim de ‘privilégios’ de carros elétricos

O presidente dos Estados Unidos afirmou, em seu primeiro discurso oficial, que o país irá voltar a produzir veículos automotivos em um ritmo que “ninguém poderia conseguir”

Presidente empossado dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que uma de suas primeiras medidas será declarar situação de “emergência energética nacional”. A medida daria ao republicano o poder para aumentar a produção energética dos EUA, incluindo a permissão para que o país faça novas perfurações para a extração de petróleo no Alasca e no Oceano Ártico.

Os Estados Unidos, no entanto, não tem a maior quantidade de petróleo e nem de gás. A Venezuela, de Nicolás Maduro, possuí a maior reserva de petróleo do mundo e a Rússia, de Vladimir Putin, de gás.

Leia também

Chamando o petróleo de “ouro líquido”, Trump afirmou que os Estados Unidos é uma “nação rica” e que o combustível fóssil irá ajudar o país.

“Mandato” dos carros elétricos

Trump também prometeu acabar com o Green New Deal, um conjunto de propostas econômicas que visam conter as mudanças climáticas, e afirmou que irá revogar os “privilégios” dos veículos elétricos para “salvar” a indústria de automóveis estadunidenses.

Durante o mandato de Joe Biden, foram lançadas diversas iniciativas para impulsionar a venda de carros elétricos. O governo anterior também implementou regras mais duras contra escapamento de carros de passeio e caminhões, incentivando o setor de veículos elétricos e híbridos.

Assista à cerimônia de posse de Donald Trump:


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.