Um surto de metapneumovírus humano (HMPV) em hospitais da China tem preocupado as autoridades locais. A infecção apresenta um aumento em relação às por influenza, rinovírus e também pneumonia por Mycoplasma.
Em coletiva de imprensa, Kan Biao, chefe do Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis do CDC da China afirmou que doenças respiratórias como as citadas acima são os casos mais comuns de visitas a hospitais recentemente.
As infecções por rinovírus e pneumonia por Mycoplasma tem apresentado queda, ao contrário do HMPV, que apresentou aumento em crianças e adolescentes de até 14 anos, segundo o China Daily.
Consequência das queimadas por todo o Brasil, efeitos da fumaça na saúde preocupam especialistas Pneumonia: saiba como se prevenir da doença, que é mais comum no inverno Agrião é usado para prevenção contra doenças; confira benefícios da hortaliça
O HMPV é um vírus que causa doenças no trato respiratório superior, como resfriados, mas também pode levar a infecções pulmonares graves. Ele foi descoberto em 2001, segundo Eileen Scheneider, do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, e é associado a cerca de 20 mil hospitalizações de crianças do país por ano.
Ainda não se sabe o que tem causado o aumento da doença na China, nem se é um perigo mundial. A Itatiaia entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber se o surto na China apresenta perigo ao Brasil e aguarda retorno.